Para isso, é importante que a escola venha a lhe apresentar um repertório de escolhas cujos contornos sejam pertinentes e aderentes a determinados grupos de carreiras afins ou a Áreas de atuação profissional. Por essa razão, na perspectiva da escolha a ser exercida pelo estudante, o melhor recorte para conceber a identidade de cada Itinerário Formativo é, sem sombra de dúvida, pelo agrupamento em torno de determinadas Áreas Profissionais.

Sabemos que documentos legais e normativas emanadas pelo Conselho Nacional de Educação referem-se também a conceitos como “Eixos Estruturantes” e “Áreas do Conhecimento”. No entanto, os encaminhamentos do CNE tiveram a sabedoria de deixar em aberto a possibilidade de escolas e educadores imprimirem o desenho que lhes pareça o mais adequado ao público que atendem.

Portanto, restringir-se ao explicitado nas normativas é, além de apego literal e ortodoxo, um equívoco que subtrai aos estudantes a possibilidade de uma experiência plena de significado. 

Por essa razão, é muito importante que as futuras matrizes do ENEM sejam concebidas de forma a induzir nas escolas a elaboração de Itinerários orientados por carreiras. Nesse desenho, o MEC, INEP, Universidades Federais e demais entidades terão muito a contribuir.

Tal demanda está longe de remeter a especificidades dessa ou daquela rede:  pelo contrário, corresponde ao mais legítimo interesse de alunos tanto da escola particular quanto da rede oficial, além dos que aspiram à Universidade e os que buscam o ensino Técnico Profissionalizante.

Por esse caminho, estudantes de todo o país terão acesso a trajetórias escolares que dialoguem de forma direta com o seu respectivo Projeto de Vida. Dessa forma, a Reforma pretendida será mais plenamente alcançada.

Pedro Flexa Ribeiro

Vice-Presidente da ABE

 

Este artigo reflete, única e exclusivamente, os pontos de vistas e opiniões do(s) seu(s) autor(es) e não as da Associação Brasileira de Educação - ABE que, portanto, não é responsável nem poderá ser responsabilizada pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza causados em decorrência do uso de tais informações.