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Os Itinerários e a Matriz do ENEM

Dentre os propósitos da Reforma do Ensino Médio, destaca-se a necessidade de que venham a ser propostas aos estudantes experiências escolares plenas de sentido e relevância. Esse objetivo será alcançado, em grande parte, pelo “Projeto de Vida”, componente curricular voltado para a Orientação Profissional do Jovem. De fato, na medida em que se estabelece o diálogo entre os conteúdos e o seu Projeto Profissional o aluno passa a enxergar o sentido e a razão de ser de boa parte do que lhe é apresentado no Ensino Médio.

Ainda que prematuro e provisório, o primeiro esboço de seu Projeto de Vida permitirá que o aluno exerça suas primeiras escolhas, ao eleger um Itinerário Formativo que corresponda aos seus interesses e vocações. Por esse caminho, ele estará aprendendo a fazer escolhas, uma importante aprendizagem a ser feita e ensinada na Educação Básica.

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Os Conselhos Estaduais de Educação e a flexibilidade curricular

Em dezembro do ano passado o Conselho Nacional de Educação aprovou a sua proposta para a Base Curricular do Ensino Médio, que incentiva as escolas a desenvolverem o seu próprio Projeto Pedagógico, em consonância com sua identidade e vocação institucional. Superando a tendência centralizadora, a proposta procura induzir a diversidade, a experimentação e a inovação curricular. Feito vinte e dois anos depois da promulgação da Lei de Diretrizes e Bases em vigor, o encaminhamento do CNE vem, finalmente, recuperar o que vinha sendo preconizado desde 1996.

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Fala ABE - Janeiro/Fevereiro de 2017

A efetividade das decisões das “Conferências do Clima”, cada vez mais importantes para o nosso futuro, depende de posições, agora postas em risco, do novo governo dos Estados Unidos da América e chamam a atenção de todos pela ênfase dada a necessidade urgente de oferecermos uma nova educação para a sustentabilidade. 

Ela deve formar cidadãos para a sociedade do conhecimento, onde as culturas do empreendedorismo e da educação continuada serão determinantes para a ocupação dos postos de trabalho que vêm sendo oferecidos pelas profissões que surgem em consequência dos avanços da ciência e da técnica, e para o incremento da competitividade das nações, fundamentada nos alicerces do conhecimento, da inovação e do empreendedorismo. Ciência, tecnologia e inovação tornam-se objeto de muitas discussões, agora num cenário de preocupação, em consequência dos visíveis efeitos do aquecimento global e do prenúncio da falta de alimentos e de água nas próximas décadas. 

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Fala ABE - Setembro/Outubro de 2016

O Atelier das Mãos

 

"A Escola Tradicional não serve ao povo e não serve porque está montada para uma concepção já vencida senão morta de todo... A cultura, bem ou mal, vinha servindo os indivíduos que se destinavam às carreiras liberais,..."
(Lourenço Filho-1961)
 

A educação vai mal diz uma parcela ponderável da nossa sociedade, inclusive os educadores. Não é verdade, as boas escolas particulares que representam minoria da matrícula da educação básica vão muito bem. As outras representam parte de razoáveis escolas e parte de escolas muito ruins. A educação pública, esta sim, no todo vai muito mal, com raras exceções.

Poderíamos ter um desempenho socialmente muito melhor. Senão vejamos, a maioria vê o Ensino Técnico como porta de entrada para o Mercado de Trabalho. Segundo o IBOPE, 90% da sociedade tem a opinião de que ensino profissional facilita o início de carreira. A maioria vê o Ensino Técnico como porta de entrada para o Mercado de Trabalho.

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Educação Profissional - Desafios e propostas

Diversas reportagens e artigos têm sido veiculados, recentemente, a respeito da Educação Profissional, mais precisamente no que se refere à demanda por profissionais técnicos de nível médio e às políticas públicas adotadas para essa formação, tendo sido objeto de um programa de fomento à implantação de centros de educação profissional no início dos anos 2000. O Proep (Programa de Expansão da Educação Profissional), que contou com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento, aportou recursos não reembolsáveis em diversos projetos de implantação e ampliação de escolas técnicas no país, mas ficou longe de atingir suas metas.

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